Programas de Responsabilidade Socioambiental



Tratamento de Efluentes

Objetivo: Desde 1998 a empesa trata todo efluente produzido em seus processos, possuímos uma estação de tratamento de efluentes e desde então mantemos parceria com uma empresa de Consultoria permanente em Gestão Ambiental.

 

Balanço do Tratamento de Efluentes
Total de Efluentes Tratado 213,6 m³/dia
Utilização para irrigação de pátios e jardins 12 m³/dia
Água tratada lançada no Córrego Traíras (entorno) 201,60 m³/dia

 

Caldeira

Objetivo: Substituir o sistema antigo de gerador de vapor para reduzir a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa, bem como, eliminar a produção de fuligens produzidas pelos métodos anteriores utilizados pela empresa, colaborando por um ambiente saudável para os colaboradores e comunidade entorno.

Histórico
1983 Utilizava-se lenha
1997 Óleo Combustível BPF (Baixo Ponto de Fulgor)
2004 Sebo animal
2010 Óleo vegetal Reciclado
2012 Inicia-se Projeto Piloto com estudos para substituição da caldeira por um sistema moderno de geração de vapor através da queima do GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, reduzindo significativamente os impactos ambientais

 

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

Programa de Coleta Seletiva

Objetivo: Implantou em 1998, o Programa de Coleta Seletiva de Lixo em suas dependências, e dá tratamento e destino adequado a todos os seus resíduos industriais.

Realiza campanhas e práticas contínuas, 5S, para redução do consumo de água e energia e, desenvolve ações visando a redução do descarte e o aproveitamento dos materiais que podem ser reciclados e reaproveitados.

 

Método Adaptado Praventum (2011 – 2012)

Objetivo: Em parceria junto ao Senai/MT, a Refrigerantes Marajá cooperou com as atividades do Projeto Piloto de Extensão Tecnológica Método Adaptado Praventum, ferramenta de gestão ambiental que visa a minimização dos impactos ambientais através do uso da Água, definindo técnicas de racionamento da mesma em diversas etapas do processo, reduzindo, recuperando e reutilizando através da conscientização dos colaboradores, e a separação adequada dos resíduos sólidos, incentivando as práticas dos 3R’s.

 

Estação de Reciclagem

Objetivo: A empresa possui um setor específico de reciclagem, onde as garrafas pet, rótulos, canudos, papelão e latas são separados e prensados, e posteriormente são vendidos às empresas de reciclagem através do procedimento de Manejo de Resíduos.

 

 

Balanço Reciclagem
2013 Xxxx Toneladas de materiais reciclados
2014 Xxxx Toneladas de materiais reciclados

 

Coleta seletiva de Garrafas

Objetivo: Disponibilizamos 50 containers para coleta seletiva de garrafas pet que são distribuídos em diversos pontos da Baixada Cuiabana e em Chapada dos Guimarães, tais como escolas, creches, parques, universidades e praças, periodicamente é feito o recolhimento dos resíduos onde são trazidos para a empresa onde recebem o devido tratamento evitando a poluição do meio ambiente.

 

Destino de recursos à manutenção das RPPNs: Acurizal, Penha, Dorochê, áreas sob a responsabilidade da Fundação Ecotrópica.

Objetivo: Desde janeiro de 2002 a 2008, destina recursos à Fundação Ecotrópica uma ONG ambientalista que tem por objetivo preservar as reservas RPPNs: Acurizal, Penha, Dorochê, que somadas formam 57.000 hectares de área do Pantanal do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Áreas declaradas pela UNESCO, em 2000, como área de Reserva da Biosfera do Pantanal Mato-grossense.

 

Projeto Rio Cuiabá + Limpo

Objetivo: Visando colaborar com a limpeza e conservação do Rio Cuiabá, preservando o meio ambiente e conscientizando às pessoas sobre a responsabilidade de se conservar os recursos naturais, em parceria com a ONG Ecotrópica, a Marajá, realizou entre os anos de 2003 à 2006, a limpeza do Rio Cuiabá, entre os trechos das cidades de Cuiabá a Barão de Melgaço. Através de doações, fora adquirido um barco, onde dois colaboradores realizavam a coleta de resíduos, tais como garrafas, galões de óleo, sofás, televisões, cadeiras, etc, de dentro do rio.

Balanço Rio Cuiabá mais + Limpo
ANO VALOR INVESTIDO
  1. GARRAFAS RECOLHIDAS
MATERIAIS RETIRADOS
2003 R$ 86.000,00 23.000 20 M³ Lixos diversos
2004 R$ 85.677,90 45.000 15 ton lixos diversos 53m³ sacolas plásticas
2005 R$ 86.995,80 40.000 20 ton lixos diversos25 m³ sacolas plásticas
2006 R$ 35.800,00 3.000 5 m³ sacolas plásticas
TOTAIS
R$ 294.473,70
111.000,00
 

 

 

Educação

Projeto Saudável por Natureza

Objetivo: Em parceria com a SEMA e as empresas Reciclate/Metape, a Marajá, em 2010, desenvolveu este projeto que visa transmitir através de atividades lúdicas, conceitos e práticas para a conscientização de crianças jovens para a conservação e preservação do meio ambiente.

Dentre as atividades propostas são doados para as escolas, coletores de lixos ecológicos, feitos através do reaproveitamento de bombonas utilizadas nos processos da empresa, onde as mesmas recebem identificação para a coleta e separação adequadas dos resíduos recicláveis, tais como papel, metal, vidro, plástico, orgânico.

Neste projeto os resíduos coletados são vendidos para as empresas de reciclagem parceiras e os recursos são revertidos para melhorias da estrutura física da escola.

Dados Balanço 2010 Balanço 2011 Totais
Escolas Atendidas 06 11 16 escolas
Lixeiras Doadas 160 285 445 lixeiras
Crianças e Jovens Atendidos 1692 3617 5309 atendimentos
Materiais Recolhidos 1460 kg 5419 kg 6879 kg

 

Indústria do Conhecimento

Objetivo: Uma parceria com o SESI, em 2010 inauguramos a Industria do Conhecimento com o objetivo de integrar pessoas e capacitá-las para o mercado profissional e proporcionando qualidade de vida para as comunidades entorno à fábrica. A Biblioteca dispõe de um acervo com 1300 livros, uma Gibiteca com 100 gibis, 100 cds e dvds, 10.000 em mídia eletrônica, 01 jornal local e 03 periódicos. No período de 2010 à 2013 foram realizados 25.954 atendimentos na biblioteca.

Atendimentos 2010 2011 2012 2013
9.300 6.789 2.632 7.233

 

Centro de Inclusão Digital

Objetivo: A Marajá foi a Indústria pioneira em Mato Grosso em disponibilizar um espaço para a promover a inclusão digital e social através da iniciação de crianças, jovens e adultos de baixa renda entono à fábrica, através de cursos de informática básica e acesso à internet. Inaugurando em 2004, foi selada a parceria entre a ONG Nossa Terra Nossa Gente, OI, Banco do Brasil e Setcs. Atualmente este espaço funciona junto a Biblioteca Indústria do Conhecimento, proporcionando aos usuários meios de adquirir e ampliar seus conhecimentos. De 2004 a 2013 foram capacitadas 5.751 pessoas, entre crianças, jovens e adultos no Curso de Informática Básica, e 192.851 pessoas utilizaram as instalações para realizar pesquisas, acessar sites e-mail e realizar trabalhos escolares.

Atendimentos 2010 2011 2012 2013
Acessos ao Centro de Inclusão Digital 29.426 37.681 21.439 28.399
Capacitação 386 445 12 42

 

Salas de Aula

Objetivo: Disponibilizar para comunidade cursos voltados para o mercado de trabalho, capacitando e inserindo jovens e adultos no ambiente empresarial.

Projovem: Desde 2010 a empresa cede as instalações para desenvolvimento do Projeto PROJOVEM, em parceria com o Governo Federal e a Secretaria de Promoção e Assistência Social do Estado do MT. É um programa social voltado para jovens de 14 a 17 anos. Os alunos recebem orientações sobre convivência social, cidadania e rotina administrativa, e ao término do programa são encaminhados ao mercado de trabalho através do Senac.

O programa na unidade da Marajá atende os bairros Ouro Verde, Icaraí, Pq. Del Rey, São Simão e Nova Fronteira que se localizam próximos à Fábrica.

 

Ano 2010 2011 2012 2013
Capacitação 36 alunos 53 alunos 60 alunos 25 alunos

 

Cursos para a comunidade em Parceria com o Senai/MT: A Refrigerantes Marajá sede suas instalações para o desenvolvimento de atividades em parceria com o Senai/MT através de cursos profissionalizantes, em 2012 e 2013 foram capacitados 100 jovens nos cursos de Auxiliar Administrativo e de Recursos Humanos.

 

Programa de visitas a Fábrica: Com o objetivo de estimular as novas gerações a ter comportamentos adequados com relação ao meio ambiente e a desenvolver práticas de voluntariado, a empresa criou o Programa de Visitas a Fábrica no qual recebe de braços abertos diariamente estudantes, universitários, grupo de jovens e idosos, para conhecer a os processos da fabricação e distribuição de refrigerantes, bem como os Projetos Sociais realizados pela empresa.

Ano 2010 2011 2012 2013
Atendimentos 3.388 alunos 2.532 alunos 2.062 alunos 4.929 alunos

 

Esporte

Projeto Atleta do Futuro

Objetivo: Programa Atleta do Futuro, que tem por objetivo a socialização das crianças, a pratica de atividades de coordenação motora e o incentivo a iniciação esportiva para crianças e jovens de 07 a 15 anos, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da comunidade onde está inserida. Como resultado verificou-se o aumento do rendimento escolar (notas aumentaram) dos alunos incluídos no Projeto “Atleta do Futuro”, mudança de comportamento na sala de aula (maior interesse e aprendizado), postura de mais respeito com os professores; envolvimento dos pais ao projeto.

Ano 2010 2011
Atendimentos 300 crianças 431 crianças

 

 

Saúde e Cidadania:

A Marajá tem uma ampla área social, onde dispõe de auditório, salas de aula e treinamentos, consultórios médico e de odontológico, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pista de caminhada, churrasqueira, tais instalações físicas são cedias para a realização de reuniões das associações dos bairros vizinhos a fábrica, para mutirões, atividades festivas e de lazer voltadas para a comunidade entorno.

 

Mutirão da Cidadania 2005, Mutirão da Saúde 2011

Objetivo: Realizar através de parcerias junto a organizações voluntárias afim de desenvolver projetos que beneficiem o crescimento intelectual e profissional, estreitando os laços entre comunidade e a empresa, através de mutirões prestando diversos tipos de atendimento de necessidade pública, tais como cortes de cabelo, dentistas, exames de rotina, doação de sangue, documentos pessoais, casamentos e eventos em datas comemorativas, tais como Dia das Crianças e Natal distribuindo brinquedos, roupas e guloseimas aos participantes.

Evento Ano Nº Atendimentos
Mutirão da Cidadania 2005 2000 atendimentos50 casamentos
Mutirão da Saúde 2011 326 atendimentos

Marajá em Ação

Com objetivo de realizar um mutirão de serviços de utilidade pública e ações nas áreas de Saúde, Educação, Lazer e Cultura, buscamos parcerias com outras instituições para proporcionar um grande volume de atendimentos à sociedade, Marajá em Ação foi realizado no dia 16 de Agosto de 2014 das 08:00 as 13:00 horas, contando com o apoio de uma comissão de voluntários que fizeram deste dia um grande evento de ação social.

 

Balanço de Atendimentos: 3242 atendimentos e 1081 pessoas atendidas

Um único dia pode parecer pouco para mudar o mundo. Mas para a Marajá e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de muitas pessoas. É assim quando ocorre o Marajá em Ação… O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos os cidadãos, em um mesmo dia e local,

Parceiros:

  • O BOTICÁRIO – Maquiagem
  • Cozinha Brasil – Sesi Cuiabá – Caminhão do Programa Cozinha Brasil
  • IEHNCO – Doação de Sangue
  • CETEM- Quick Massagem e Designer de Sobrancelha
  • Salão e Escola Novo Visual – Corte de Cabelo
  • SENAI – Divulgação e Inscrição de cursos profissionalizantes
  • PET: Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso – Orientação em Saúde, cálculo do ICM, mensuramento de pressão arterial e glicemia
  • Atendimento Odontológico (02 dentistas particulares) – Unidade e insumos oferecidos pelo SESI
  • OAB – Orientação Jurídica (Flavia Moretti)
  • BASA – Banco da Amazônia.
  • Caixa Econômica Federal – Minha Casa Minha Vida.

 

 

Projeto Cozinha Brasil

Objetivo: Ensinar receitas saudáveis e econômicas, além do reaproveitamento de alimentos e reeducação alimentar, com o objetivo de aplicar a assistência à comunidade, combatendo a fome e aumenta o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas. Participam do programa colaboradores, familiares e a comunidade em geral. De 2004 à 2013 mais de 1000 participantes receberam certificado e Livro de Receitas disponibilizados pelo programa.

 

Odontologia Preventiva

Objetivo: prestar assistência odontológica preventiva a crianças carentes da creche “Professora Maria Izabel Pinto”, localizada no bairro Icaraí, próximo à fábrica, coordenada pela voluntária Dra. Karin Astrid Bruehmueller Ale, com este projeto, 653 crianças foram beneficiadas de 2008 à 2011.